Template:Appeal/Alan/pt-br

From Donate
Jump to navigation Jump to search

De um autor da Wikipédia, Alan Sohn

Na Wikipédia eu criei 2.463 artigos. Todos de graça. Eu sou consultor de sistemas, trabalhando com sistemas de computadores financeiros de grande escala. Se o tempo que gastei na Wikipédia fosse convertido em dinheiro já teria ganho centenas de milhares de dólares.

Mas dinheiro não é o incentivo nesse caso. Você lida com uma moeda diferente na Wikipédia. A informação é, com prazer, disponibilizada por mim e milhares de outros editores que estão felizes em criá-la. Nós todos sabemos que o mundo fica melhor quando essa informação está disponível gratuitamente.

É claro que a infraestrutura que sustenta essa informação não é gratuita, e é por isso que uma vez por ano pedimos doações. Não há nenhum anúncio na Wikipédia, não há nada piscando, não há nada no lado da página, não estamos tentando vender nada. A Wikipédia não depende de transações comerciais.

Nós só precisamos de seu apoio com $5, €10, ¥1000 ou qualquer quantia que você possa doar para manter essa informação chegando até você.

A infraestrutura que sustenta o nosso trabalho, hospedada pela fundação sem fins lucrativos, Wikimedia, é tão básica quanto pode ser. O Google pode ter perto de um milhão de servidores. O Yahoo tem algo como 13,000 funcionários. Nós temos 679 servidores e 95 funcionários.

A Wikipédia é o quinto site mais visitado do mundo, e serve 470 milhões de pessoas diferentes todos os meses - com bilhões visualizações de páginas!

Da maneira como a economia é estruturada, assumimos que as pessoas só trabalham por dinheiro. De que outra forma se consegue que alguém apareça para trabalhar, se não sendo pago?

Na Wikipédia, a vontade de cooperar e melhorar o conhecimento tem sido aproveitado para criar um recurso inestimável. A cultura não está à venda pelo preço mais alto. Você recebe informação imparcial e precisa. Organizada de uma forma completa, bem documentada, bem referenciada e atualizada, sempre que desejar.

Isso me parece uma tremenda barganha.

Obrigado,

Alan Sohn
Autor da Wikipédia