Perguntas frequentes

From Donate
Jump to navigation Jump to search

Perguntas frequentes

Esta página lista as perguntas mais frequentes sobre a Wikimedia Foundation. Outras questões são abordadas em Respostas. Se não encontrar a resposta à sua pergunta, não hesite em contactar-nos.

O que é Wikipédia?

A Wikipédia é uma coletânea de conhecimentos online. Editores voluntários de todo o mundo escrevem na Wikipédia. É uma criação colaborativa fundada em 2001: qualquer pessoa pode editá-la, a qualquer momento. Os editores colaboram para escrever sobre praticamente qualquer tópico, desde a história antiga à ciência e às artes. A Wikipédia está disponível em centenas de idiomas e tem mais de 45 milhões de artigos. A Wikipédia é totalmente independente, sem fins lucrativos e mantida por pessoas comuns como você. Não é necessário ter aprovação ou qualificações especiais para editar.

Como é que a Wikipédia se mantém confiável e neutra?

Os editores voluntários da Wikipédia fazem referência a publicações confiáveis que apoiam o que a Wikipédia contém, para que os leitores possam verificar a fonte dos factos. Para que o conteúdo permaneça na Wikipédia, deve ser escrito de um ponto de vista neutro e deve ser atribuído a fontes confiáveis. Os editores também usam mecanismos como bots e ferramentas de monitorização para rever regularmente as edições feitas na Wikipédia. Por meio desses esforços, a Wikipédia mantém-se confiável e neutra. A Wikipédia baseia-se num modelo aberto, portanto, o seu conteúdo está em constante evolução, crescimento e aprimoramento ao longo do tempo. Também é possível acompanhar as discussões relativas às alterações. Infelizmente, às vezes ocorre vandalismo em artigos da Wikipédia. No entanto, a grande maioria dos editores contribui de boa fé. A maior parte do vandalismo no site é removida rapidamente, por norma em segundos.

O que é a Wikimedia Foundation?

A Wikimedia Foundation é a organização sem fins lucrativos que apoia a Wikipédia, os outros sites de conhecimento gratuito da Wikimedia e a sua missão de conhecimento gratuito para todos. Fazemos isto por manter os sites da Wikimedia rápidos, seguros e disponíveis para todos, defendendo a Wikipédia e os nossos editores voluntários de ameaças legais, criando novos recursos e ferramentas para facilitar a leitura, a edição e a partilha de conhecimento dos sites da Wikimedia, e por apoiar as comunidades de editores que contribuem para os sites da Wikipédia e da Wikimedia. Também ajudamos a trazer novos conhecimentos para a Internet, a reduzir as barreiras de acesso e a tornar mais fácil que todos partilhem o que sabem.

A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos 501(c)(3), isenta de impostos, com escritórios em São Francisco, Califórnia, EUA.

Quais são os outros projectos gratuitos da Wikimedia que você apoia?

Além da Wikipédia, a Wikimedia Foundation apoia uma série de projectos de conhecimento gratuitos, incluindo:

  • Wikimedia Commons – um repositório licenciado gratuitamente de imagens, vídeos e ficheiros multimédia
  • Wiktionary – um dicionário multilíngue gratuito
  • Wikiquote – um recurso de citações de pessoas notáveis e trabalhos criativos
  • Wikibooks – uma colecção de livros que inclui textos com anotações, guias de instrução, livros didáticos e muito mais
  • Wikisource – uma colecção de materiais de origem primária, bem como traduções de textos de origem
  • Wikispecies – um directório de espécies, que abrange Animalia, Plantae, Fungi, Bacteria, Archaea, Protista e outras formas de vida
  • Wikinews – um recurso de notícias colaborativo, para o qualquer pessoa pode contribuir com relatórios sobre eventos em todo o mundo
  • Wikiversity – um repositório educacional dedicado a recursos de aprendizagem, projectos de aprendizagem e pesquisa para uso em todos os níveis de educação
  • Wikidata – uma base de dados estruturada em várias línguas e colaborativa que alimenta a informação utilizada nos projetos da Wikimedia
  • Wikivoyage – um guia de viagem com informação sobre locais por todo o mundo
  • MediaWiki – o software de código aberto por trás de todos os sites da Wikimedia

A Wikipédia ou a Wikimedia Foundation, são afiliadas ao WikiLeaks?

A Wikipédia e a Wikimedia Foundation não têm afiliação com o WikiLeaks. Embora ambas usem o termo "wiki" nos seus nomes, sempre foram projetos completamente separados e não afiliados.

Como é financiada a Wikimedia Foundation?

A Wikimedia Foundation é financiada principalmente através de donativos de milhões de pessoas por todo o mundo. A média dos donativos é de cerca de 15 dólares americanos, e estamos gratos por tantas pessoas verem o valor da Wikipédia e por sustentarem o seu futuro. Também recebemos donativos através de bolsas institucionais e de presentes (veja a nossa página de benfeitores para mais informações).

A Wikimedia Foundation possui o estatuto 501(c)(3) de isenção de impostos nos Estados Unidos. Os donativos de outras nações também podem ser dedutíveis para fins fiscais (consulte a página sobre dedutibilidade de impostos para mais detalhes). Consulte a página com as formas de contribuir para obter detalhes sobre como fazer um donativo através de cartão de crédito ou débito, PayPal, Amazon e diversos outros métodos. Se tiver alguma dúvida, entre em contacto connosco via donate@wikimedia.org.[1]

Porque devo doar e para onde vai o meu dinheiro?

Nos últimos 20 anos, a Wikipédia tornou-se numa fonte confiável de informações na qual milhões de pessoas confiam todos os dias. Com mais de 6700 visualizações de páginas a cada segundo e mais de 350 edições por minuto, a Wikipédia é um dos 10 melhores sites do mundo e o único grande site administrado por uma organização sem fins lucrativos, a Wikimedia Foundation.

Ao contrário de outros sites importantes, a Wikipédia não é financiada por meio de publicidade, nem depende da venda de dados sobre os utilizadores para obter lucro. Em vez disso, a Wikipédia é apoiada pelos seus leitores - pessoas que encontram valor na Wikipédia e que querem continuar a apoiar o seu sucesso, com a doação de, em média, 15 dólares americanos. Este modelo financeiro permite que a Wikipédia permaneça neutra, confiável e livre de interesses comerciais.

Aqui estão algumas das maneiras como usamos os donativos para sustentar a Wikipédia e o conhecimento livre:

  • Fornecimento de uma infraestrutura técnica de alto nível para um site global - Para atender às necessidades dos leitores da Wikipédia em todo o mundo, operamos uma infraestrutura de tecnologia internacional comparável aos maiores sites comerciais do mundo. Isso inclui custos de hospedagem, como manter nossos servidores em funcionamento, bem como um trabalho de engenharia contínuo e significativo para garantir que a Wikipédia é confiável, segura, que carrega rapidamente e que protege a sua privacidade.
  • Para garantir que tem acesso à Wikipédia em todas as línguas em todos os dispositivos - Os donativos também nos permitem dedicar recursos de engenharia para garantir que pode aceder à Wikipédia na língua que preferir, no seu dispositivo de eleição, a partir de qualquer parte do mundo - desde um modem dial-up a um smartphone novo. A maioria dos grandes sites disponibiliza uma média de 50 a 100 línguas - a Wikipédia oferece cerca de 300 línguas, um número que cresce a cada ano. Ao analisarmos, verificamos que temos cerca de um funcionário para cada quatro milhões de leitores mensais da Wikipédia.
  • Apoiar projetos liderados pela comunidade para aumentar o acesso a informações confiáveis - Colaboramos com os voluntários da Wikipédia em todo o mundo para apoiar as suas ideias e ajudá-los a trazer mais conhecimento livre ao mundo. Todos os anos, cerca de 10% do nosso orçamento é especificamente dedicado a apoiar projetos comunitários que enriquecem, aumentam e melhoram o conhecimento na Wikipédia.
  • Defender e proteger o conhecimento livre em todo o mundo - A política e os esforços legais da Wikimedia Foundation ajudam a garantir que todos têm o direito de aceder, partilhar e criar conhecimento, enquanto defendem os nossos voluntários da ameaça de represália e defendem o nosso compromisso para com a liberdade de expressão e o conhecimento aberto. Defendemos as licenças gratuitas e o software de código aberto e trabalhamos para garantir que as leis de direitos de autor são criadas e reformadas para que as pessoas possam partilhar e usar o conhecimento de forma mais ampla. Também lutamos contra a censura e protegemos o direito de todos de falar e aprender livremente. O apoio a este trabalho é vital para dar aos utilizadores em todo o lado igual acesso aos projetos da Wikimedia.

Os pedidos de recolha de fundos da Wikipédia parecem urgentes, apesar da reserva considerável da Wikimedia Foundation. Por que razão é necessário o financiamento adicional?

Temos a sorte de ter uma reserva. Não utilizamos estes fundos no dia-a-dia; só temos acesso a eles em circunstâncias excecionais, como uma crise económica. A Wikipédia e os seus projetos são recursos críticos dos quais o mundo depende diariamente. Os nossos fundos de reserva têm como objetivo garantir que podemos permanecer sustentáveis mesmo na ocorrência da pior eventualidade. O nosso orçamento operacional e o plano anual são desenvolvidos através de um processo aberto e transparente, sujeito ao feedback dos voluntários da Wikipédia e à aprovação do Conselho. Os detalhes do nosso orçamento e plano estão sempre disponíveis ao público para uma análise posterior.

A remuneração dos funcionários faz parte dos vossos custos operacionais. Podem explicar-nos como é que isso é determinado?

No total, mais de 400 pessoas trabalham em engenharia e produto na Wikimedia Foundation, lidando com infraestruturas de tecnologia para mais de 20 mil milhões de visualizações de páginas mensais. Em comparação com a maioria dos grandes sites, fazemos muito com pouco. Além disso, aproximadamente 100 funcionários trabalham no apoio à nossa comunidade e na concessão de doações; parcerias com organizações globais para tornar o conhecimento mais disponível gratuitamente; e trabalho de âmbito jurídico e político que ajuda a defender a reforma dos direitos de autor, a evitar a censura e a defender a liberdade de expressão, assim como garantir que as políticas de privacidade e de segurança em países por toda a parte protegem os nossos leitores e editores.

Sabemos que os salários variam em todo o mundo e contratamos em mercados muito competitivos. Ao mesmo tempo, somos uma organização sem fins lucrativos. Como tal, fazemos um esforço para sermos justos, ajustando a inflação e a desigualdade de rendimentos, ao mesmo tempo que oferecemos uma compensação justa a todos.

Como posso doar?

Existem várias formas de doar para a Wikimedia Foundation de forma a apoiar a Wikipédia e o conhecimento livre. As mais comuns são o uso de qualquer cartão de crédito ou débito (VISA, Mastercard, Discover e American Express), PayPal, transferência bancária e Amazon. Para outras formas de contribuir, incluindo donativos mensais automáticos, cheque ou ordem de pagamento e desconto na folha de pagamento, visite a nossa página “Formas de Contribuir”. São aceites vários tipos de moeda.

Qual é a vossa política de privacidade de doadores?

Temos o compromisso de proteger os direitos de privacidade dos nossos doadores e nunca iremos vender, comercializar ou alugar as suas informações pessoais não públicas. Consulte a nossa política de privacidade de doadores para obter todos os detalhes.

Os meus donativos são dedutíveis para fins fiscais?

Alguns donativos para a Wikimedia Foundation podem beneficiar de dedutibilidade fiscal. Visite a nossa página de dedutibilidade fiscal para saber mais.

Qual é a sua política de reembolso?

Se por algum motivo desejar que o seu donativo seja reembolsado, entre em contacto connosco através do e-mail donate@wikimedia.org[1] e inclua as seguintes informações:

  • Nome completo do doador
  • Data do donativo - Todos os pedidos de reembolso devem ser feitos no prazo de 90 dias após a realização donativo
  • Valor do donativo
  • Método de pagamento utilizado - Não inclua números de cartão de crédito no seu e-mail
  • País de origem
  • Motivo do reembolso

Todos os reembolsos serão processados o mais rapidamente possível, mas o tempo de processamento pode variar dependendo da forma de pagamento. Observação: alguns métodos de pagamento podem não aceitar reembolsos ou exigir que os reembolsos sejam feitos através do método de pagamento (cartão) utilizado e ser-lhe-á solicitada informação adicional para processar o seu reembolso.

Por que razão estou a ver faixas de recolha de fundos na Wikipédia, apesar de já ter feito um donativo recentemente?

As faixas para donativos são concebidas para serem apresentadas aos doadores que ativaram os cookies nos seus navegadores e para serem ocultadas depois de a faixa ser apresentada algumas vezes ou após um donativo. Ocultar, no entanto, depende de um cookie que inserimos no navegador. A ocultação da faixa não funcionará se limpar a cache do seu navegador, eliminar os cookies ou mudar de navegadores ou computadores.

Existem várias opções disponíveis para que possa ocultar as faixas de recolha de fundos no futuro:

  • Se clicar no botão X ou em Fechar na faixa, ficará oculta por uma semana. Observe que este comportamento não se aplica à primeira faixa que vê, mas a todas as faixas posteriores.
  • Se retornar à página de “Agradecimento”, o cookie poderá ser reinserido. Se costuma ler a Wikipedia em vários dispositivos, visite esta página em cada um deles para suprimir as faixas.
  • Também pode criar uma conta na Wikipédia - as faixas normalmente não são apresentadas a utilizadores que iniciam sessão em contas da Wikipédia. Mais informações sobre como criar uma conta podem ser encontradas aqui.

Porque recebi um e-mail de recolha de fundos, apesar de ter feito um donativo recentemente?

Se recebeu um e-mail de recolha de fundos, embora tenha feito um donativo recentemente, é provável que seja por um de vários motivos:

  • Temos mais de um endereço de e-mail atribuído a si nos nossos registos;
  • O seu donativo foi feito um dia antes do envio dos nossos e-mails: o método de pesquisa que usamos para filtrar doadores recentes não consegue detetar os donativos feitos um dia antes do envio do e-mail;
  • Fez o donativo através de um método que é mais lento a chegar ao nosso sistema, como um cheque ou uma transferência bancária, ou um método que recebemos de forma agregada (sem o seu endereço de e-mail), como PayPal, Giving Fund, Amazon Smile ou Humble Bundle.

Se pretender cancelar a assinatura de um endereço de e-mail, pode clicar no link de cancelamento na parte inferior do e-mail de recolha de fundos ou enviar um pedido de cancelamento para donate@wikimedia.org.[1] Geralmente enviamos e-mails de recolha de fundos cerca de um ano após o seu donativo mais recente. Enviamos um número muito baixo de e-mails para doadores em comparação com outras organizações sem fins lucrativos. Se doar em resposta a um e-mail de recolha de fundos, não enviaremos e-mails de pedido de donativos novamente até ao ano seguinte, por volta da mesma época.

Por que motivo não há anúncios na Wikipédia?

Não consideramos a publicidade como uma fonte de receitas. Não acreditamos que a publicidade pertença a um projeto dedicado ao conhecimento livre, confiável e neutro. A introdução de interesses comerciais poderia comprometer a confiabilidade da Wikipédia como fonte neutra de informação.

Não somos contra a publicidade online, nem contra outras organizações que hospedam anúncios. Apenas sabemos que os anúncios não são apropriados em projetos dedicados à educação e ao conhecimento - e especialmente àqueles que procuram equilíbrio e neutralidade.

Onde posso encontrar mais informações financeiras?

O Relatório Anual da Wikimedia Foundation refere-se ao ano fiscal anterior. O relatório partilha algumas das vozes das centenas de milhares de pessoas que tornam o movimento Wikimedia possível.

O Plano Anual da Wikimedia Foundation descreve o nosso orçamento para o ano fiscal atual. Contém um resumo dos nossos objetivos estratégicos enquanto organização, detalhes financeiros sobre gastos e receitas, bem como explicações detalhadas sobre a análise de risco.

O que é o Wikimedia Endowment?

O Wikimedia Endowment foi criado em 2016 com o intuito de servir como fundo de salvaguarda permanente para geração de receitas em apoio das operações e atividades dos projetos da Wikimedia para sempre. Os donativos para o Wikimedia Endowment são mantidos num fundo separado e investidos para que cresçam ao longo do tempo. Pode ficar a saber mais sobre o Wikimedia Endowment em wikimediaendowment.org.

Quais são os planos para o futuro da Wikimedia? Para onde se dirige?

No início de 2017, a Wikimedia Foundation lançou uma discussão global para definir o futuro da Wikipédia e do movimento Wikimedia até o ano 2030. Chamamos-lhe Wikimedia 2030. Ao longo do processo, perguntamo-nos: onde poderíamos querer a Wikipédia, e o movimento Wikimedia, no futuro? Que oportunidades e desafios temos pela frente? Que tendências em tecnologia, educação, informação e acesso irão moldar o nosso futuro?

Com base nessa discussão e na nossa pesquisa, unimo-nos em volta de uma direção que nos ajudará a construir um movimento mais sustentável, resiliente e dedicado ao qual todos aqueles que partilham a nossa visão se podem juntar. Vamos adaptar-nos às mudanças nas tendências da tecnologia, para garantir que atendemos às necessidades dos nossos utilizadores e continuamos a fornecer informações confiáveis, transparentes e neutras. Vamos convidar novas vozes a juntar-se a nós e a garantir que qualquer pessoa que queira partilhar conhecimento na Wikipédia e nos sites da Wikimedia possa fazê-lo. Vamos também defender as políticas e os valores que permitiram que a Wikipédia e os seus sites irmãos prosperem. Esta direção pede-nos para ter ousadia e experimentar no futuro, como fizemos no passado e permanece enraizada na nossa missão de oferecer conhecimento livre a todos.

Para ler mais sobre a Wikimedia 2030 e a direção para o nosso futuro, visite 2030.wikimedia.org.

Como posso participar da Wikimedia?

Em primeiro lugar, obrigado pelo seu interesse em apoiar a Wikipédia! Entendemos que nem todos poderão doar e não faz mal. A Wikipédia será sempre gratuita para todos e há várias maneiras de contribuir para a Wikipédia, além de fazer um donativo.

  • Pode ler e usar a Wikipédia como a sua fonte de informações confiáveis em mais de 300 línguas.
  • Pode fazer uma edição na Wikipédia - se quiser corrigir um erro num artigo ou adicionar uma citação a uma fonte confiável, faça-o! Este guia é útil para começar a sua primeira edição.
  • É fotógrafo? Considere partilhar as suas fotos para que qualquer pessoa as possa reutilizar no Wikimedia Commons, que é a fonte de muitas das imagens que vê nos artigos da Wikipédia. Saiba mais sobre como colocar as suas fotos aqui.
  • Pode acompanhar a Wikipédia e a Wikimedia nas redes sociais e partilhar histórias que sejam significativas para si. Confira @Wikimedia no Twitter, Facebook, e Instagram e @Wikipedia no Twitter, Facebook, e Instagram.
  • É programador? Pode contribuir com código para os sites da Wikipédia e da Wikimedia. Este guia para novos programadores é um local útil para começar.

Como posso entrar em contacto com a Wikimedia Foundation?

Se tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em contactar-nos. Para perguntas sobre doações, envie um e-mail para donate@wikimedia.org.[1]

  1. 1.0 1.1 1.2 1.3 Devido ao volume de pedidos que recebemos, usamos o Zendesk como uma plataforma de resposta aos doadores. Ao enviar um e-mail para donate@wikimedia.org, está a confirmar que compreende que as suas informações serão processadas pelo Grupo Zendesk de acordo com os termos do Zendesk. Os utilizadores dos seguintes países devem consultar a Secção A da política de privacidade do Zendesk para obter mais informações sobre as práticas específicas do Zendesk para cada país: Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Nova Zelândia e Singapura.